quinta-feira, 9 de abril de 2015

E se...

E se o Campeonato Brasileiro (Soccer) fosse administrado pelos americanos?

PAÍS DO FUTEBOL... E DA PÉSSIMA GESTÃO

 
A um tempo atrás eu estava lendo um post em um blog com o seguinte tema: "SE A POLITICA PERMITISSE SEGUIR OS MOLDES DA NFL O BRASILEIRÃO SERIA A MAIOR LIGA DE FUTEBOL DO MUNDO"

link: http://casadoaraujo.sopalmeiras.com/se-a-politica-permitisse-seguir-os-moldes-da-nfl-o-brasileirao-seria-a-maior-liga-de-futebol-do-mundo/

Que por sua vez havia lido uma matéria escrita pelo Sr. Fernando Fleury, atual Diretor de Marketing da CBFA (por isso ainda tenho esperanças).

Apesar disso vou além do que foi escrito por ambos, entenderão o porquê.

Para responder a pergunta do início do post, temos que entender como funciona a NFL.

Antes para ilustrar, suponhamos que você possua um restaurante e possui ótima receita, logo você deseja abrir uma segunda unidade do seu restaurante, aonde você abriria essa unidade? Ao lado da primeira? Em frente? É bem provável que não fosse nem no mesmo bairro, talvez do outro lado da cidade. Com isso em mente a NFL, é similar a uma "empresa bem sucedida" que possui uma matriz e decide ampliar os seus negócios, ao criar suas filiais, ou franquias, as distribui pelos Estados Unidos.
Assim para a tristeza de alguns, caso um americano, que entenda a gestão da NFL, tivesse autoridade sobre o Campeonato Brasileiro (Soccer) a primeira coisa que ele faria, seria acabar com alguns times e bem provavelmente deslocaria alguns times pelo país, algo nada incomum na NFL, até mesmo deixando apenas um "time grande" por cidade em alguns estados. É bem possível que de início este campeonato recomeçasse com apenas 12 equipes nas cidades que sediaram a Copa do Mundo, uma vez que tais cidades oferecem o mínimo de estrutura para receber uma liga de ponta (sem contar que acabaria com os "elefantes brancos"), com o passar do tempo expandiria para as outros estados. Lembrando de manter um valor de receita similar nas equipes, procuraria manter o talentos locais no país e futuramente traria reforços de fora, e claro procuraria manter as equipes competitivas. "Voilà", temos um campeonato bem parecido com a NFL.

Obs: Claro que as pessoas nunca permitiriam que isso acontecesse, afinal amam seus clubes independente do nível do futebol, que está cada vez pior.

Alguém tem alguma dúvida de que é exatamente igual ao Campeonato Brasileiro que o Futebol Americano no Brasil está ficando?

Apesar de a gestão do Futebol local praticamente não ter mais solução a do Futebol Americano no Brasil ainda pode seguir um rumo diferente e que agrade a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário