quinta-feira, 5 de março de 2015

EU ACREDITO! (Parte1) - "Torcida"


Bom a LFA não se tornou realidade, pelo menos até o momento, mas acredito que ela seguia para o rumo certo. Com isso irei escrever alguns posts aqui com motivos que faziam dela uma Liga promissora diferente da atual situação em que vivemos, e que devem ser levados em conta.

O primeiro ponto que irei abordar é:

__________TORCIDA__________

Apesar de parecer óbvio alguns se esquecem da importância dela, a torcida.
Mais do que meros espectadores a torcida é o maior combustível para qualquer esporte, afinal sem ela não existe patrocínio, nem cotas de T.V. e muito menos venda de produtos oficiais, ou seja o esporte passa a não ter nenhuma estrutura ou incentivo para ser praticado.

Vejamos a diferença...

Proposta da LFA:

A LFA propunha que as equipes fossem divididas por região, visando os estados brasileiros com bom apelo popular.
Quer dizer que uma região como a do Paraná possuiria apenas uma equipe, o Missão Paraná, e este time por sua vez teria o apoio de todo o estado. A população hoje do Paraná é de pouco mais de 11 milhões de pessoas, se no Brasil 3 milhões de pessoas são fãs declaradas de futebol americano significa que proporcionalmente a esta estatística cerca de 165 mil pessoas no estado são fãs deste esporte e provavelmente seriam torcedoras do "Missão".

Imagine o Bravo Oeste que abrangeria os Estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Atual situação:

Existem hoje 8 equipes ligadas a Federação Paranaense de Futebol Americano, fora as que não fazem parte da federação.
Algumas disputam o torneio Touchdown ou Campeonato Brasileiro (CBFA), mas o que podemos tirar de mais proveitoso é que talvez o time que tenha mais torcida no Paraná (não posso afirmar isso), o Coritiba Crocodiles levou apenas 6.406 para o que seria o nosso "Super Bowl", a final do Campeonato Brasileiro de Futebol Americano.
Sem contar que esta equipe existe à sombra do time de futebol Coritiba, algo que particularmente não aprovo* mas entendo, afinal possuem toda uma estrutura que facilita a prática do futebol americano.

165 mil Vs. 6 mil, é muita coisa de diferença.
Como se espera conseguir arrecadar verbas com vendas de produtos como camisas ou ingressos?
Qual o motivo para alguém patrocinar um time que só possui 6 mil fãs?

"Fazer, todos os dias, as mesmas coisas e esperar resultados diferentes é a maior prova de insanidade." Albert Einstein.

* Times de futebol americano vindos do futebol, (Coritiba Crocodiles, Flamengo FA, Corinthians...) não me agradam primeiro de tudo por que tiram o brilho do esporte como algo novo, uma equipe como João Pessoa Espectros é um baita exemplo, eles trabalharam duro com divulgação, marketing e conquistaram sua torcida na raça, diferente de times como o caso do Corinthians que ao jogar em outros lugares como Manaus tem a torcida do time de futebol apoiando sem nem saber o que é o futebol americano, o que é uma covardia com os próprios times de Manaus como Cavaliers ou Black Hawks que com certeza também se esforçam muito.

O futebol americano no Brasil está trilhando o mesmo caminho do futebol tradicional, eu só não entendo por que a maioria quer perder de 7X1 para outra Alemanha.

No próximo post irei falar sobre QUALIDADE DAS EQUIPES.

Nenhum comentário:

Postar um comentário